sábado, 1 de janeiro de 2011

Significado do Bolo de Noiva



É tão difícil de encontrar uma pessoa que não goste do tradicional bolo de noiva, nem que seja apenas da cobertura de açúcar, que hoje em dia já é usada outros tipos de cobertura. E que eu ainda estou na dúvida qual modelo eu vou escolher. Tudo indica que o bolo de noiva teria surgido na Roma Antiga, e para as cortes européias,  o bolo quanto mais alto, melhor, pois a altura que bolo tinha demonstrava o poder e a riqueza das famílias que se uniam.

O bolo de noiva segundo o site Case Bem, teria surgido na Roma Antiga, pois os romanos são os detentores da técnica de fermentação, era uma espécie de bolo, era um misto de bolo e pão, que era recheado com frutas secas, mel, nozes e especiarias.  E, em determinado momento do casamento essa espécie de bolo, era esfarelado na cabeça dos noivos, e quanto mais farelos caiam sobre a cabeça deles, mais prosperidade e fertilidade o casal teria. (imagina,isso nos dias de hoje,  a noiva passa um tempo enorme se arrumando para a festa, gasta horrores, isso mesmo horrores, porque maquiagem e penteado para noiva é caro, e ganha um monte de farelo na cabeça, ainda bem, que essa tradição foi substituída pela chuva de arroz quando os noivos saem da igreja).

Já, segundo o site Casamento & Cia,  nos casamentos da Grécia Antiga os convidados recebiam biscoitos feitos da mistura de gergelim e mel, significando que o casamento tem seus momentos doces e salgados (é aquilo, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, na pobreza e na riqueza ).

Durante a Idade Média, era costume que os convidados levassem pequenos bolos para os noivos, e cada bolo ia sendo colocado um sobre o outro, e os noivos tinham que se beijar sobre eles sem derrubá-los para dar sorte (devia ser engraçado).

O bolo de andares, foi usado primeiro no casamento da Rainha Francesa de Origem Italiana Catarina de Médice que se casa com Henrique II no século XVI.

E, no século XVII, surge na culinária francesa, os bolos de noivas com diversas camadas, recheios mais elaborados e ricos em decorações.

O significado do bolo de andares, é que no primeiro andar (ou térreo) significaria o compromisso, o segundo andar significa o casamento e o terceiro andar a eternidade.

A junção do bolo de noiva com Champagne simboliza união. De acordo com a tradição, o cortar do bolo, é um dos pontos altos da festa (já para algumas moças solteiras o ponto alto da festa é quando a noiva joga o buquê), o bolo é cortado pela noiva e pelo noivo, um apoiando a mão do outro,  onde a noiva é a primeira a provar e depois o noivo, depois é feito o brinde com Champagne,  após isso, os convidados começam a receber a fatia do bolo.

Isso de cortar o bolo o noivo e noiva apoiando um a mão do outro, teria surgido porque, antigamente a cobertura do bolo era feita com marzipã, e, essa cobertura era muito dura, por isso era necessário o auxílio do noivo na hora de cortar o bolo.

E segundo a lenda...


Segundo a lenda popular escrita no blog O Nosso Casamento,  se alguma convidada solteira, na hora que o bolo estiver sendo distribuído, conservar a sua fatia do bolo, e colocar embaixo do seu travesseiro à meia noite, sonhará com o seu futuro marido. (eu, particularmente, nunca tinha ouvido essa lenda, e se soubesse acho que teria feito, kkkkk ).
Uma outra lenda, diz a respeito da noiva congelar uma fatia do bolo de noiva, para que na ocasião do primeiro aniversário de casamento ambos comam um pedaço  (essa eu conheço muita gente que faz).


Alguns modelos de bolos de noivas abaixo:


Esse bolo de cima é uma aberração !!! 


















Fonte:


http://casebem.com.br/2010/07/bolo-de-casamento-histria-e-significados/
http://www.casamentoecia.com.br/?option=com_cerimonias_home&content=outras&id=520
http://onossocasamento.pt/forum/2317
Modelos de bolos disponíveis no google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário